A beleza andrógina de Janelle Monáe


Não é de hoje que a androginia perpassa os modos de ser e de vestir de homens e mulheres. Platão já tratara sobre o assunto no Banquete com o mito do amor, segundo o qual haviam três gêneros humanos que eram duplos de si mesmos: havia o gênero masculino masculino, o feminino feminino e o masculino feminino, o qual era chamado de andrógino.
Janelle Monáe tem um estilo de se vestir que, não sendo exclusivamente nem feminino nem masculino, exerce atração sobre o olhar e os outros sentidos.
Com 25 anos e nascida no Kansas vinda de uma família de trabalhadores simples, Janelle já desponta como um “novo tipo de diva”, como propõe a revista Vogue. Sua voz é forte e cheia de swing como os clássicos da Motown, gravadora criada no final da década de 50 cujos principais artistas cantavam um estilo de soul bem característico.
Além do impacto que suas músicas provocam em nossos ouvidos, nossos olhos também são brindados por suas performances que dariam orgulho a Michael Jackson e James Brown e por seu vestuário andrógino e sexy.

Em seu cabelo, aparece um moicano enorme, o que destaca seu belo rosto e maquiagem impecável! Seu “uniforme de trabalho” – como declara a própria Monáe – é composto, a maior parte do tempo, por smokings, ternos e gravatas, além de roupas de estilo eqüestre feitas por Ralph Lauren, seu preferido.
Janelle elegeu o preto e o branco como suas cores principais porque, segundo ela, elas permitem que as cores de sua personalidade venham à tona.
A cantora disse, em uma de suas declarações: “Não acredito em masculinidade ou feminilidade. Eu gostaria de redefinir a maneira como as mulheres se parecem.” ( CONCORDO PLENAMENTE )

Janelle Monáe, assim como Marlene Dietrich e Greta Garbo, exercem fascínio por trazerem, em si, não uma feminilidade ou masculidade extrema, mas, sim, certa ambigüidade. Quando o assunto é androginia na moda, o que conta é ludibriar aquilo que é tido como já estabelecido; é brincar com nossos vários aspectos dando lugar ao novo e ao mistério! ( GOSTO DISSO)

http:http://www.trendencias.com.br/o-estilo-de/a-beleza-androgina-de-janelle-monae//www.trendencias.com.br/o-estilo-de/a-beleza-androgina-de-janelle-monae

Comentários

Postagens mais visitadas